Projetos de extensão em andamento:

Edital 01FLUEX

Edital 02: PROGRAMA DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL

Coordenadoras: Sabine Gorovitz e María Carolina Calvo Capilla

O projeto visa prover um apoio linguístico à população imigrante oriunda de diversas localidades, que chega ao Distrito Federal em busca de melhores condições de vida, em sua relação com as diferentes instituições envolvidas direta ou indiretamente com essa comunidade (Comitê Nacional para os Refugiados, Secretaria Nacional de Justiça - CONARE/SNJ, Assessoria Internacional da Defensoria Pública da União - DPU, Polícia Federal - PF, Ministério das Relações Exteriores - MRE, Postos de saúde, Penitenciária, Centros de Detenção, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - ACNUR, Instituto Migrações e Direitos Humanos - IMDH, etc.). De fato, um dos principais obstáculos encontrados por essa população, no momento de sua chegada e nos primeiros contatos com as entidades de assistência, é linguístico. Para tanto, o programa buscará implementar um sistema de comunicação linguisticamente inclusivo, capaz de integrar a população imigrante e refugiada aos sistemas de prestação de serviços públicos, contribuindo assim para a efetivação do exercício dos diretos humanos dessa população. O programa de extensão já tem formado um banco de intérpretes voluntários e bolsistas que atua nas entrevistas a solicitantes de refúgio no CONARE, instituição com a qual o projeto assinou em 2017 um acordo de cooperação. Na atualidade, está em andamento o processo de assinatura de um outro acordo com a DPU. Além disso, se propõe a constituir bancos terminológicos multilíngues para auxiliar as pessoas imigrantes na comunicação inicial com entidades governamentais, bem como desenvolver sites e softwares para esse fim, garantindo o acesso dessas pessoas às políticas públicas.

MOBILANG UFPB: mobilidade, cidadania e plurilinguismo na Paraíba

Coordenadora: Angela Maria Erazo Munoz

O presente projeto tem como objetivo geral promover ações a favor do plurilinguismo e fornecer um apoio à população imigrante que chega à cidade de João Pessoa, por meio de um acompanhamento linguístico (atendimento, tradução, interpretação, mediação) que facilite o contato com as diferentes instituições envolvidas direta ou indiretamente com essa comunidade. Uma das principais dificuldades encontradas pela população em mobilidade no momento de sua chegada e nos primeiros contatos com as entidades de assistência, é o fator linguístico. Partindo das ações desenvolvidas na Universidade de Brasília pelo grupo de pesquisa e projeto Mobilang: Migrações e fronteiras no Distrito Federal: a integração linguística como garantia dos direitos humanos, esperamos multiplicar essa experiência para poder atender à população migrante em nossa região. Assim, este projeto buscará prestar assistência de comunicação inclusiva por meio da formação de um banco de mediadores linguísticos e culturais que acompanhem e auxiliem a população imigrante nos sistemas de prestação de serviços públicos (saúde, trabalho, assistência social, assistência jurídica) contribuindo assim, para a efetivação do exercício dos direitos humanos dessa população. Igualmente, através de ações, eventos e cursos, esperamos fomentar a valorização das línguas e a promoção do plurilinguismo como elemento fundamental na construção de cidadãs e cidadãos. As ações relacionadas com a promoção do plurilinguismo estarão orientadas pelos docentes e discentes do projeto de cooperação internacional CAPES COFECUB “DIPROlínguas: distância e proximidade entre português, francês e outras línguas: potencial de reflexão comparativa” ligado ao edital 04/2017 em parceria com 20 universidades Brasileiras e estrangeiras. Neste sentido, considerando as orientações da Resolução CONSUNI 06/2018 referente à internacionalização universitária nossa proposta abrange diretamente a promoção e difusão de línguas e culturas estrangeiras e do Brasil assim como o desenvolvimento de atividades de cooperação internacional e a constituição de parcerias com redes locais, nacionais (órgãos administrativos) e internacionais (organizações sociais e acadêmicas internacionais).