Universidade Federal da Paraíba

 

O projeto Mobilang também é desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba, no âmbito do curso LEA (Língua Estrangeira Aplicada às Relações Internacionais), coordenado localmente pela professora Ângela Erazo Munoz, que também criou um projeto de acessibilidade linguística para imigrantes e refugiados, especialmente Venezuelanos que chegaram na cidade de João Pessoa.

O projeto tem como objetivo geral promover ações a favor do plurilinguismo e fornecer um apoio à população imigrante que chega à cidade de João Pessoa, por meio de um acompanhamento linguístico (atendimento, tradução, interpretação, mediação) que facilite o contato com as diferentes instituições envolvidas direta ou indiretamente com essa comunidade. Partindo das ações desenvolvidas na UnB pelo Mobilang e o projeto de extensão: Migrações e fronteiras no Distrito Federal: a integração linguística como garantia dos direitos humanos, multiplicamos essa experiência em João Pessoa para poder atender à população migrante em nossa região.

 

GAL - Grupo de Acessibilidade Linguística

LIP - IL (UnB)

 Parceria em desenvolvimento entre o MOBILANG e o LIP (Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas) do IL, com os seguintes objetivos:  

 - Visita técnica à escola do projeto-piloto para diagnosticar as principais demandas sobre o ensino do português, com foco nos estudantes em situação de refúgio, para elaborar cursos para professores que atendem esse público alvo.

- Curso ou minicurso para os professores da SEC-DF, sobre metodologia de ensino de língua adicional – L2, sobretudo com os de formação em PBSL. Ana Adelina e Aline (doutoranda).

- Rodas de conversa com professores estagiários e com os efetivos da escola sobre as demandas do público alvo. Visitas técnicas para geração de dados de pesquisa a partir de narrativas dos estudantes refugiados para elaboração de material didático, parte de tema da minha pesquisa pós-doutoral.

- Organização de evento nas Sextas Temáticas (extensão) sobre a “voz” dos professores da SEC e dos estagiários do PBSL, por eles mesmos, sobre a situação dos estudantes antes e após o(s) cursos(s) sobre as metodologias intervenientes.

- Orientação de dissertação de mestrado de Juliana Barbosa que está trabalhando com a prática reflexiva ou reflexividade de professores de português a refugiados (geração de parte dos dados).

 

 

Departamento de Estudos Latino-Americanos

ELA - ICS (UnB)

Prof. Dr. Leonardo Cavalcanti - A parceria com o ELA tem se traduzido por co-orientações e participações em eventos e bancas de pós-graduação em conjunto entre os dois programas de pós-graduação.

 

 

Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília

IREL - UnB

Atualmente o IREL mantém um Curso de Bacharelado em Relações Internacionais, um Curso de Mestrado e um Curso de Doutorado. Cabe destacar que o IREL vem, há alguns anos, oferecendo regularmente um Curso de Especialização em Relações Internacionais (Curso de Pós-Graduação Lato Sensu) voltado principalmente para o atendimento da demanda por conhecimento e atualização por parte de profissionais que, por variadas razões, sentem a necessidade de familiarizar-se com a temática das relações internacionais. Ao longo de mais de três décadas, a UnB já formou mais de dois mil bacharéis, especialistas, mestres e, agora, doutores em Relações Internacionais.

 

Carolina Claro (Especialista em Refugiados) - a parceria com o IREL tem se traduzido por co-orientações e participações em eventos e bancas de pós-graduação em conjunto entre os dois programas de pós-graduação.